Saindo de férias – planejando a viagem! (Parte 2)

Já sabemos o destinos e já temos as passagens, agora é hora da parte mais legal: planejar a viagem!

Confesso que as vezes eu desconfio que gosto mais dessa parte que da própria viagem. Adoro ler sobre o lugar e ficar criando diversos cenários na minha cabeça. Só tive duas viagens feitas sem planejamento: um mochilão de quase um mês (sabíamos as paradas e as datas, tínhamos as passagens já compradas. O local de dormir procurava no trem antes de chegar, mas aconteceu que em Veneza chegamos na cidade às 23h e não tinhamos onde dormir, andamos pela cidade com as mochilas entrando de hotel em hotel procurando vaga – deu certo! Hoje penso que teria sido melhor não ter as passagens também, assim ficaríamos ainda mais livres) e nossa estadia na Alemanha no verão passado, foram 20 dias planejados pelos nossos hosts alemães, eles só nos avisaram para levar roupa de praia e roupa de caminhada (e eu um vestido para ir a um casamento!).

Fora essas duas ocasiões eu planejo tuuuuuudo. Tenho um caderno em que coloco o que fazer em cada um dos dias da viagem, como ir de um lugar para o outro, quanto tempo em média ficar, quanto custa cada atração… Gosto muito de ler a história dos locais em que passarei e durante o passeio dou uma de guia turística, como se fosse local, e vou explicando a história, contando curiosidades para quem estiver comigo (prova de que fiz a tarefa de casa!).

2463631
Foto: Freepik

Quando o destino inclui apenas uma cidade

Mas agora chega de blablabla. Como eu organizo os meus dias de viagem? Bem, se o destino é uma única cidade é mais fácil. Gosto de ler blogs de viagem (meu favorito é o Loucos por viagem, gosto da maneira como ela escreve – sem imperativos), também entro nos sites da cidade, sempre tem os principais pontos turísticos. E com base nisso vou anotando (antes fazia no papel, agora ando mais tecnológica e abro um arquivo word) o nome dos lugares que quero conhecer, os horários de visitação e os valores. Já tendo todos os locais anotados, começo jogando-os no Google Maps para ver a distância e decidir o que dá para fazer em cada dia. Com essas informações eu já tenho uma ideia de quanto tempo ficar na cidade. De maneira geral se a cidade é pequena reservo dois dias, se é grande, entre quatro e cinco. Se ao fazer o planejamento acho que vai sobrar dia, olho o que tem por perto para fazer. Ah, sempre incluo um tour gratuito na programação. Tento fazê-lo logo que chego, assim já dou uma boa olhada na cidade e anoto as dicas de restaurante-bar-balada que os guias sempre dão! Damos em torno de 5€ cada um no final do tour. Minha empresa favortia é a Sandemans, mas dá para jogar no Google free tour + nome da cidade e ver que outras empresas oferecem o serviço.

Quando o destino inclui várias cidades

Sigo a mesma linha de raciocínio que quando vamos para apenas um lugar: horas e mais horas de pesquisa. Vou usar como exemplo como foi o planejamento das nossas férias em Cuba!

Eu não sabia que cidades gostaria de conhecer, só que chegaríamos e sairíamos por Havana e que viajaríamos sempre por terra. E acho que já saber por onde a viagem vai começar e terminar já ajuda a pensar no desenho do roteiro. Comecei pelo mais fácil: quantos dias em Havana? Depois de devorar o guia de Cuba do Lonely Planet e chorar por ter apenas 15 dias para explorar a ilha (queria dois meses!!), ler alguns blogs e fóruns de mochileiros, decidi por separar 4 dias para a capital. Então nos restava 11 dias para conhecer o resto do país!

Fui anotando as cidades que mais me chamavam a atenção e jogando-as no Google Maps (é possível incluir mais de um destino no site, o que facilita na hora de visualizar as distâncias). Aí eu ia mudando a ordem de visita para que fizesse sentido e não vários zig zags. As cidades que ficavam muito contra mão e iam nos deixar hooooras na estrada eu fui excluindo. Sempre que eu achava ter decidio um roteiro, entrava no site de ônibus (sorte nossa que em Cuba só existe uma empresa) e olhava os horários dos ônibus para tentar separar os dias já sabendo o horário que deveríamos sair e que chegaríamos nas cidades.

Nossa ideia era passar alguns dias nas paradisíacas praias de Cayo Largo. Infelizmente um pouco antes da nossa viagem a ilha foi atingida por um tornado que impossibilitava nossa visita àquela parte do país. Lá foi a Gabriela refazer o roteiro! Decidi por esticar a visita em algumas cidades como Cienfuegos (e visitar lugares próximos como o Ciénaga de Zapata) e Varadero.

cuba
Nosso roteiro pela ilha de Cuba

Sou uma pessoa visual e ver as distâncias no mapa e o desenho da rota me ajuda na hora de definir as paradas. Ficar dentro de um carro/ônibus/trem por horas ou ter todo o transtorno de precisar chegar ao menos 1 horas antes ao aeroporto é bastante cansativo, por isso levo sempre em consideração o tempo destinado ao translado de uma cidade à outra durante o planejamento e o tempo parado explorando cada lugar. Tem gente que gosta de fazer turismo de carro, daqueles que para em uma cidade, tira foto nos principais pontos turísticos e segue viagem. Eu não gosto. Meu estilo é mais tranquilo, gosto de explorar cada canto e ter tempo de sentar tomar um sorvete (ou café se estiver frio) observando as pessoas correndo de um lado para o outro em suas rotinas.

Agora mesmo eu estou terminando de planejar nossas férias de verão! E batendo a cabeça para decidir o roteiro, definir quantidade de dias por cidade, onde dormir, etc. Acredito que cada pessoa tenha um ritmo diferente de viagem e por isso a decisão de quanto tempo separar para cada cidade seja uma escolha pessoal e que deva ser tomada depois de ler e saber o que tem em cada lugar, anotar o que, dentro das opções, quer conhecer e quanto tempo se leva para conhecer cada uma dessas atrações. É preciso lembrar que parar para almoçar em restaurantes toma ao menos 1 hora do seu dia, o mesmo para jantar. É preciso ver que horas abrem e fecham as atrações e quanto tempo leva para se deslocar de um lugar ao outro.

É quase como montar um quebra-cabeça, mas muito mais divertido!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s